À DERIVA SONORA – Campos de São João- Chapada da Diamantina (BA)

Estamos agora na Chapada da Diamantina, ao pé do Monte Pai Inácio, no sertão do Estado da Bahia – Brasil, onde o ecossistema da Caatinga predominou. O único ecossistema exclusivamente brasileiro.
Você já ouviu o som de Mandacaru ou Xique-xique? São espécies de cactos e serviram para toda a sonoridade de percussão nesta paisagem sonora, seus espinhos soam como marimbas, atabaques, congas, contrabaixo e até água.
Os pássaros, os grilos, o vento e a caminhada em galhoss secos preenchem a paisagem sonora, que foi gravada com microfones de contato, microfone binaural e um condensador direcional.
Esta paisagem de som faz parte do projeto Vazios Habitados. Instalação cinematográfica / audiovisual que está em produção neste momento, feita em parceria com Duo Strangloscope (Claudia Cárdenas e Rafael Schiliting) e o fotógrafo Felipe Vernizzi.
Vazios Habitados tem como objetivo explorar a materialidade sonora e visual da natureza da Chapada da Diamantina, uma região composta por cavernas, cachoeiras e rios que contrastam com a vegetação seca da Caatinga.

Rodrigo Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *